Mercury Instruments - Header
Top of page
Bottom of page

Analisador Automático de Mercúrio

AULA-254 Gold

 

Analisador Automático de Mercúrio para o Laboratório

VM-3000 Mercury Vapor Monitor

  • Sistema de análise de fluxo completamente automático
  • Estrutura modular compacta
  • Método de deteção comprovado e fiável: absorção atómica de vapor frio (CVAAS)
  • Funcionalidade integrada GoldTrap para uma sensibilidade máxima <1 ng/l
  • Outra gama de medição linear
  • Software AULAWIN fácil de utilizar
  • Módulo digestor de amostras automatizado (ASD) como acessório opcional

Aplicações

O AULA 254 é utilizado para a determinação totalmente automática de vestígios de mercúrio numa ampla variedade de amostras. O instrumento executa análises de rotina: amostra após amostra, seguindo de forma exata o procedimento pré-selecionado, melhorando assim a eficiência e a produtividade do seu laboratório. As aplicações incluem:

Mercury Instruments
  • Monitoramento ambiental: águas, solos, lamas ...
  • Análise de alimentos: peixes, vísceras, plantas ...
  • Medicina: urina, sangue, saliva, cabelo ...
  • Geoquímica, exploração de minérios
  • Petroquímica
  • Metalurgia e teste de materiais
  • Indústria química: monitorização de processos, controlo de qualidade ...
  • Aplicável aos Métodos EPA: 245.1, 245.7, 1631, 7470 e 7471A

Método fiável e comprovado

Mercury Instruments

Diagrama de fluxo do AULA-254 ASD

O princípio de trabalho do sistema é baseado no método de fluxo contínuo. Primeiro o mercúrio contido na amostra é transformado para o estado elementar através da adição de um agente redutor ao fluxo da amostra. Num reator de fluxo cruzado, o mercúrio é removido com um fluxo de gás e transportado para a célula ótica que é totalmente produzida a partir de sílica fundida. De seguida a determinação quantitativa do mercúrio é obtida a partir da medição da absorção UV com um comprimento de onda de 253,7 nm à temperatura ambiente. Esta técnica analítica é vulgarmente conhecida como espetometria de absorção atómica de vapor frio (CVAAS), um método que está comprovado como sendo extremamente sensível e seletivo há muitos anos.

 

Técnica de deteção de mercúrio otimizada

Ao contrário de um AAS multi-elemento típico, o AULA foi concebido especificamente para a determinação de mercúrio. Isto permite um desempenho máximo em aplicações analíticas. A utilização de uma lâmpada de mercúrio de baixa pressão sem elétrodo e altamente estável (EDL) em conjunto com as mais recentes técnicas de deteção UV resulta numa estabilidade padrão excelente e em limites de deteção baixos.

Software AULAWIN

Mercury Instruments

AULAWIN Tabela de medição e gráfico de sinal (Pico 1-ppb)

De utilização surpreendentemente fácil, o AULA-WIN disponibiliza todas as funcionalidades de um software analítico moderno. Foi desenvolvido com a extensa colaboração dos nossos utilizadores. As amostras, padrões de calibração e padrões de controlo de qualidade (QCS-Quality Control Standards) são introduzidos no ecrã de carrossel. Com uma etiqueta de código de barras opcional, os dados da amostra podem ser introduzidos confortavelmente. É criada automaticamente uma tabela de amostra e esta pode ser visualizada no ecrã da tabela. Os fatores de diluição da amostra, bem como o peso da amostra e o volume de enchimento final para a digestão de amostras sólidos podem ser introduzidos na tabela. O resultado da medição é calculado automaticamente a partir da função de calibração escolhida e é exibido em µg/l ou µg/kg. A função QCS assegura um nível elevado de fiabilidade dos resultados das análises.

Os resultados das análises, em conjunto com os dados necessários para assegurar a qualidade (data, hora, ID do utilizador, número de amostra, dados de calibração, parâmetros do instrumento), são armazenados num ficheiro. Estão disponíveis a qualquer momento para exibição e impressão. Podem ser criados modelos de folha de cálculo e estes podem ser armazenados para minimizar o tempo de configuração para trabalho de rotina.

Elevada produtividade

Mercury Instruments

AULA-254 Gold parte de reação

Sem longos procedimentos de limpeza ou depuração mesmo aquando da análise de amostras com elevadas concentrações. A duração típica de um ciclo de medição completo é de 60 ... 180 segundos. O modo de classificação rápida permite a realização de análises num período de tempo ainda mais curto.

Medições de até 20 padrões de calibração e até 53 amostras e padrões de verificação são realizadas de forma completamente automática. Os padrões e as amostras são introduzidos em frascos de vidro de 10 ml e posicionados na plataforma giratória do dispositivo de amostragem automática. A solução reagente (por exemplo cloreto de estanho II) e a solução de limpeza (água reagente) são introduzidas nos recipientes de vidro correspondentes. De seguida o fluxo de gás de remoção é ajustado e a medição é iniciada através da pressão de uma tecla. O ciclo de medição pode ser interrompido a qualquer momento pelo operador para selecionar qualquer amostra a analisar de seguida. As leituras e o estado do instrumento são exibidas em tempo real no ecrã.

Correção automática dos padrões de referência

A estabilidade dos padrões de referência é verificada antes de cada medição e o ponto zero é ajustado automaticamente. O desvio zero típico durante uma medição é inferior a 0,0001 unidades de absorção.

Efeitos de memória minimizados

Mercury Instruments

Ensaios em branco medidos após uma amostra com elevada concentração de mercúrio, demonstrando que praticamente não existe passagem para a amostra seguinte

O vapor de mercúrio possui uma tendência geral para ser absorvido nas superfícies, provocando um efeito de memória. Esta propriedade indesejada foi minimizada através da utilização de materiais selecionados (fluoropolímero, vidro borosilicato, Tygon LFL) para componentes de condução de reagentes e amostra e pelo aquecimento do banco ótico. Para além disso, a sonda do dispositivo de amostragem automática e a tubagem de amostras são limpas após cada amostra. Isto permite também um elevado rendimento de amostras. Mesmo os exemplos com concentrações nos intervalos de medição superiores não produzem uma passagem para a amostra seguinte.

Desumidificador termoelétrico

Ao contrário dos analisadores de mercúrio tradicionais, que utilizam tubos de secagem para a remoção de vapor de água do gás de amostra, o AULA 254 utiliza um desumidificador termoelétrico sem manutenção. O ponto de condensação do gás é reduzido abaixo da temperatura ambiente, fazendo com que a água se condense na parede de um pequeno tubo de vidro e flua novamente para o reator.

Estabilização do fluxo de gás transportador com MFC

A estabilidade do fluxo do gás transportador tem um efeito direto na reprodutibilidade das medidas. Por este motivo, o sistema AULA-254 Gold utiliza um controlador eletrónico de fluxo de massa de alta precisão (1,5%) (MFC).

Segurança do utilizador

Se forem detetadas amostras que excedam as concentrações de mercúrio dos intervalos de medição, o instrumento interrompe a medição automaticamente. Neste caso, o sistema é imediatamente limpo.

Módulo de digestão de amostras automatizado (ASD)

Mercury Instruments

Comparação de amostras digeridas de microondas (azul claro) e directamente com amostras medidas pelo AULA-ASD (vermelho)

Amostra A: águas residuais de unidade de cloreto alcalino
Amostra B: águas de lavagem de tanque de unidade de cloreto alcalino
Amostra C: efluentes de unidade de produção de PTFE
Amostra D: efluente de unidade de esgotos

O AULA 254 pode ser equipado com um sistema opcional de preparação de amostras para amostras aquosas. O procedimento de digestão deriva dos métodos padrão utilizados normalmente no laboratório.

A amostra é automaticamente extraída do frasco do dispositivo de amostragem automática e é continuamente misturada com um forte reagente oxidante (por ex. permanganato de potássio, bromato). Subsequentemente, a mistura amostra/oxidante é aquecida até aprox. 98º C numa bobine aquecida. Após a fase de oxidação, são adicionados hidrocloreto de hidroxilamina e cloreto de estanho (II) para a redução do mercúrio até ao estado elementar.

O AULA-ASD é económico

O consumo médio de reagente para 100 análises é:

  • 10 g de hidrocloreto de hidroxilamina
  • 1-5 g permanganato de potássio
  • 20 g de cloreto de estanho (II)
  • 5 l de água (desionizada)

Uma aplicação típica do sistema AULA-ASD é a análise de amostras aquosas, que devem ser desbloqueadas a nível oxidativo antes da redução: águas superficiais, águas subterrâneas, águas residuais, águas de processo.

Atribuir ainda mais sensibilidade ao seu sistema: GoldTrap

Mercury Instruments

 

O módulo de pré-concentração integrado GoldTrap melhora drasticamente o limite de deteção para valores inferiores a 1 ng/l. Utilizando reagentes ultrapuros e seguindo as linhas de orientação para análises de mercúrio em níveis de ultra vestígios (por ex. atribuídos no método EPA 245.7 ou método 1631), pode ser alcançado um intervalo de medição de 1 ppt a 5000 ppt. Tal está em conformidade com os dados de desempenho atribuídos no método EPA 245.7 ou 1631.

Uma propriedade fantástica do recentemente desenvolvido GoldTrap é a sua inércia térmica mínima. Isto tornou-se possível através da utilização de um substrato cerâmico muito fino. Como consequência, as taxas de aquecimento e arrefecimento tornam-se muito rápidas. A duração das análises é comparável ao método direto.

O AULA-254 Gold permite que o utilizador escolha se as análises devem ser realizadas com ou sem um passo de pré-concentração. Isto torna o instrumento versátil para qualquer aplicação.

AULA-254 Gold: Especificações Técnicas

Princípio de medição: Absorção de UV, técnica de vapor frio (CVAAS)
Comprimento de linha analítica:
253,7 nm
Origem UV: Lâmpada de descarga de mercúrio de baixa pressão de indução
Método de estabilização: Técnica de feixe de referência
Célula ótica: Produzido completamente a partir de sílica fundida, ca. comprimento de 230 mm
Aquecimento da célula ótica: aprox. 45° C, aquecidas
Gás de remoção: argónio (nitrogénio opcional), 4-6 l/h,estabilizado com controlador de fluxo de massa eletrónico
Dispositivo de amostragem automática:
acesso a 53 posições aleatórias, tipo plataforma giratória
Frascos de amostra: 10 ml, vidro; tampa em forma de disco em folha de alumínio como acessório
Temperatura de bobina de aquecimento:
ca. 98° C
Limite de deteção: < 5 pg Hg
Intervalo de medição: 10 ng/l ... 50 µg/l (GoldTrap desligado); 1 ng/l ... 5 µg/l (GoldTrap ligado)
Desvio zero: Zero automático antes de cada medição
Duração de medição: Normalmente 60 - 180 segundos
Software: AULA-WIN, Baseado no WindowsTM
Fonte de
alimentação elétrica:
115 V / 230 V~; 50 - 60 Hz, consumo ca. 100 W
(AULA 254-ASD: 120 W)
Dimensões: aprox. 37 x 38 x 44 cm (LxAxP)
Requisitos de espaço na bancada:
50 x 70 cm (L x P), excl. PC
Peso: Aprox. 14 kg no total (excl. PC)

GoldTrap:
 
Princípio de
pré-concentração:
Fusão na superfície dourada e subsequente
libertação por aquecimento rápido
Mercury Instruments Como fornecedor líder de equipamento de análise de alta precisão, esforçamo-nos por disponibilizar sempre soluções de qualidade superior. Os nossos produtos são fabricados de acordo com as normas de qualidade ISO 9001.

 

VM-3000

Transferir a brochura: