Deutsch English Francais Espanol Portugues

Mercury Monitoring System
MMS-NG

 

Sistema automático de Monitorização de Mercúrio para Gás Natural

 

MMS

 

  • Funcionamento automático e contínuo
  • Resultados rápidos e fiáveis
  • Deteta mercúrio elementar e endurecido
  • Calibração automática
  • Ponto de amostra multicanal (Multiplexer)
  • Diluição de amostras para concentrações elevadas
  • Sem necessidade de gases transportadores
  • Certificado para zonas perigosas

 

Introdução

 

O gás natural contém muitas vezes mercúrio em concentrações que variam entre menos de 1 e 10000 µg/m³. O mercúrio é tóxico e potencialmente nocivo: pode corroer ou enfraquecer componentes comuns de instalações de processamento de gás.

As instalações de processamento de gás reduzem o mercúrio no gás natural com unidades de remoção de mercúrio (MRUs-Mercury Removal Units). Estas MRUs utilizam absorvedores de leito fixo, muitas vezes com carvão impregnado com enxofre ou outros solventes químicos como material ativo.

O Sistema de Monitorização de Mercúrio é uma ferramenta ideal para determinar a eficácia de cada MRU em tempo real e necessário para monitorizar e controlar com sucesso as concentrações de mercúrio durante a produção e processamento de gás natural.

 

Soluções específicas

 

Men at work

 

Cada sistema online para determinar a presença de mercúrio tem de satisfazer diferentes requisitos relativos à composição do gás de amostra, à instalação e às condições operacionais.

Isto exige um modelo específico para cada cliente.

Graças à experiência de vários anos no desenvolvimento de sistemas especiais de gás natural, a Mercury Instruments tem capacidade para lidar com as suas necessidades individuais.

 

 

Exemplos de sistemas de gás natural específicos de clientes:

link zu MI-News MMS-NG de 4 canais em Songkhla, Tailândia

link zu MI-News MMS-NG de 2 canais em Uzbequistão

link zu MI-News MMS-NG de 4 canais em Arábia Saudita MMS-NG de 4 canais em
Arábia Saudita

link zu MI-News MMS-NG com certificação EX d em Argélia

Medição Contínua do Mercúrio no Gás Natural

 

A Mercury Instruments desenvolveu um sistema para a monitorização automática e contínua dos níveis de mercúrio no gás natural e noutros gases inflamáveis. Instalamos o analisador de mercúrio (e acessórios, como um calibrador automático) num compartimento pressurizado que é aprovado para utilizar mesmo em zonas perigosas (ATEX, IEC-Ex).

Um sistema aquecido recolhe a amostra e guia-a para o analisador através de tubagem em aço inoxidável cuja superfície foi tratada para uma absorção ultra-baixa.

Se for detetada alguma fuga, um sensor de gás integrado irá desligar o sistema e parar o fluxo de amostra de gás.

 

Detetor Altamente Seletivo e Sensível

 

O UT-3000 Mercury Ultratracer é utilizado para detetar e medir com precisão os níveis de mercúrio no gás natural. Um coletor de ouro próprio absorve o mercúrio de forma seletiva a partir de um volume de amostra constante. O coletor é então aquecido durante um breve período de tempo. O mercúrio é dessa forma libertado para uma célula ótica e detetado quantitativamente utilizando a medição de absorção atómica (AAS).

Em contraste com os sistemas de fluorescência atómica, o UT-3000 não requer gases de transporte especiais. O ar é utilizado como gás de transporte, mantendo assim a superfície de ouro limpa e melhorando a vida útil do coletor, em comparação com outros sistemas. Com o UT-3000, a interferência de hidrocarbonetos ou outros componentes gasosos é insignificante (consulte o diagrama de interferências do Benzeno).

 

Interferência com benzol:
comparação de diferentes técnicas de medição

 

MMS_NG_Benzene_Interference

 

Sistema de Amostragem para Gás Natural

 

A integridade do sistema de amostragem é tão importante como o próprio analisador. Para obter amostras de gás natural a partir de uma conduta de gás, o sistema de amostragem deve reduzir a pressão e guiar a amostra desde o ponto de obtenção até ao analisador, mantendo a concentração de mercúrio inalterável. Para além disso deve apresentar um tempo de intervalo mínimo e ser adequado à utilização intensiva em zonas perigosas. O sistema de condicionamento de amostras NG Sampling System da Mercury Instruments preenche esses requisitos. A superfície do sistema de redução da pressão é eletricamente aquecida para remover a condensação e a perda de mercúrio provocada pelo efeito de arrefecimento Joule-Thomson. Um filtro de revestimento combinado remove efetivamente o vapor aquoso, bem como a condensação de hidrocarbonetos. As superfícies da tubagem e do filtro são especificamente revestidas para uma absorção ultra baixa e constantemente condicionada com gás de amostra. A conceção do nosso sistema permite uma pressão de entrada máxima de 240 bar (3480 psi) e a pressão de saída é ajustável de 0,07 a 2 bar (1 a 28 psi).

 

Multiplexer de Ponto de Amostragem

 

MMS-NG sampling point multiplexer

Para controlo de processos é muitas vezes útil monitorizar os níveis de mercúrio em diferentes pontos do processo - à entrada e à saída de cada sistema de remoção de mercúrio, por exemplo. A nossa unidade de multiplexer controlado por microprocessador recolhe amostras de até 16 pontos de amostragem para o analisador para medição sequencial. Utilizando o princípio de ciclo rápido, todas as linhas de amostragem, incluindo as que não estão a ser atualmente medidas, são continuamente limpas de amostras e por isso constantemente pré-condicionadas. O resultado é um curto tempo de resposta.

Os filtros de passagem especialmente revestidos retêm os líquidos incorporados (podem também ser utilizados filtros combinados).

 

Exemplo de estrutura do sistema:

MMS-NG Set-up

O Sistema de Monitorização de Mercúrio MMS-NG instalado numa instalação de separação de gás, onde o mercúrio deve ser separado do gás para evitar a corrosão dos conversores de calor em alumínio e para produzir fluxos de produto livres de mercúrio.


O MMS-NG é a ferramenta perfeita para monitorizar a eficácia das unidades de remoção do mercúrio e verificar uma baixa concentração de mercúrio no gás processado.

 

Calibração e Garantia de Qualidade

 

MMS-NG Manual Calibration

Calibração manual do analisador de mercúrio. É extraído um volume conhecido de gás de calibração do dispositivo de calibração utilizando uma micro-seringa estanque e injetado na porta de calibração do analisador.

Para obter uma garantia de qualidade, é recomendada uma verificação regular da calibração. A calibração pode ser realizada manualmente utilizando o Conjunto de Calibração Manual ou automaticamente com a Unidade de Calibração Automática. Ambos os dispositivos utilizam o princípio da calibração estática com ar saturado de mercúrio. Estes dispositivos são isentos de manutenção e, ao contrário dos dispositivos de expansão, não requerem re-pesagem.

O gás de calibração é gerado numa câmara de mercúrio rodeada por um revestimento de alumínio arrefecido de forma termoelétrica. A câmara contém mercúrio elementar altamente puro e a temperatura do mesmo é medida com precisão por um sensor. O analisador UT-3000 utiliza este sinal de temperatura para calcular a verdadeira concentração de mercúrio através da equação de pressão de vapor de mercúrio recomendada pelo NIST (National Institute of Standards and Technology). É extraído um pequeno volume de ar a partir da câmara de mercúrio com uma seringa e injetado na porta de calibração do analisador.

 

 

UT with Autocalibrator

 

A Unidade de Calibração Automática é instalada de forma permanente na cabine do analisador e extrai o vapor de mercúrio, injetando-o depois na porta de calibração do UT-3000 através de uma seringa digital. Podem ser programados até 12 pontos de calibração e a calibração automática pode ser definida para repetir durante um intervalo de tempo fixo ou a uma hora fixa do dia.

 

Mercury Monitoring System MMS-NG:
Especificações técnicas

 

Detetor

Princípio de medição:

Absorção UV (CVAAS),
Comprimento de onda = 253,7 nm

Eliminação do efeito de matriz:

Técnica Goldtrap

Intervalo de medição:

  • 0,001 … 50 µg/m³
  • com um sistema de diluição de amostra de até 2000 µg/m³

Saída de sinal:

  • analógica: 4-20 mA
  • protocolo de série: RS232
  • Modbus RTU RS485 (opcional)
  • Ethernet (opcional)

 

Multiplexer

Número de pontos de
amostra:

2-16

Duração da medição para
uma medição:

aprox. 3 minutos

Limpeza das linhas de amostragem:

contínua

 

Sistema de Condicionamento de Amostra (SCS - Sample Conditioning System)

Pressão de entrada máxima:

240 bar (3480 psi) 

Regulador de pressão:

aquecido (certificação EEx)

Superfícies molhadas de amostra:

Revestidas para baixa absorção de mercúrio

 

Calibrador Automático

Princípio de funcionamento:

Saturação de vapor de mercúrio, injeção de um volume constante

Cálculo da pressão do vapor de mercúrio:

De acordo com a equação recomendada pelo NIST

 

Padrões Aplicáveis e Certificação

Certificação para zonas perigosas:

  • ATEX 2G IIC T4 EExp (ou equivalente)

Calibração:

  • ISO/DIS 6978-3
  • ASTM D 5954
  • VDI 2267 Parte 8
  • Recomendações do NIST

Amostragem e
determinação de mercúrio:

  • ISO 6978-1
  • ASTM 5954

ISO 9001

Como proveedor líder de equipos analíticos de alta precisión, nos esforzamos en todo momento por ofrecer soluciones de la máxima calidad. Nuestros productos se fabrican de acuerdo con las normas de calidad ISO 9001.

MMS-NG cover

Transferir a brochura:

 

Última atualização:
13.12.2017