Mercury Instruments - Header
Top of page
Bottom of page

Mercury Process Analyzer

PA-2 / PA-2 Gold

 

Deteção Contínua de Mercúrio em Água e Soluções Aquosas

PA-2
  • Sistema completamente automático
  • Funcionamento fácil orientado por menu
  • Método de deteção comprovado e fiável: AAS
  • Intervalos de medição de 10 ppt a 100 ppm
  • Elevada flexibilidade do procedimento de pré-tratamento de amostras
  • Adequado para composições de amostras complexas
  • Baixo consumo de reagente
  • Construção com proteção contra
    corrosão
  • Sistema de auto diagnóstico automático
    para um funcionamento fiável

Processo de Controlo de Mercúrio Online com o PA-2

Mercury Instruments

O analisador de processamento de mercúrio PA-2 é utilizado para a monitorização contínua de concentrações de mercúrio em processos industriais. As aplicações incluem controlo de qualidade e de efluentes em unidades de processamento de cloro e álcalis, monitorização de água de depuração de incineradores de resíduos e centrais elétricas, controlo de esgotos industriais e unidades de purificação, controlo de qualidade de ácido sulfúrico, água potável. Versão especial também para soluções cáusticas concentradas (NaOH, KOH).

Mercury Instruments Medição Online de mercúrio na soda cáustica concentrada (50%) com o PA-2 (esquerda), a amostra passa um sistema de diluição especialmente concebido (direita). Localização: Unidade de processamento de cloro e álcalis (França).

PA-2 ou PA-2 Gold?

Para atender aos requisitos básicos de precisão e limites de detecção, o PA-2 está equipado com diferentes fotométricos:

  • PA-2: arrowVM-3000
  • PA-2 Gold: arrowUT-3000
    O GoldTrap do UT-3000 permite detectar a existência de ultratraços de mercúrio (área ppt).

Flexibilidade em Digestão de Amostra

Na prática, as matrizes de amostra para análise de mercúrio mostram muitas vezes composições diferentes e variáveis. Dependendo do processo químico, as formas de mercúrio diferem: elementar, iónico, dissolvido como um sal, como composto orgânico ou como sulfureto insolúvel.

O PA-2 disponibiliza diversos procedimentos de pré-tratamento de amostras para permitir uma determinação precisa do mercúrio total em todas essas amostras, com os resultados do PA-2 a mostrarem muito boas correlações com as análises de laboratório padrão.

É alcançada uma elevada flexibilidade pela estrutura modular do módulo de pré-tratamento de amostras. Isto permite que o utilizador escolha um dos métodos de digestão seguintes:

  • Pré-oxidação de amostra com ácido clorídrico + permanganato de potássio
  • Pré-oxidação de amostra com ácido sulfúrico + permanganato de potássio
  • Pré-oxidação de amostra com ácido clorídrico + cloreto de sódio
  • Pré-oxidação de amostra com reagente de Fenton

O módulo de reação de aquecimento integrado permite uma digestão da amostra acelerada com temperaturas aumentadas. A duração das reações pode ser adaptada à necessidade da sua aplicação utilizando bobines de reação de diferentes comprimentos.

Princípio da Medição Verificada

A deteção do mercúrio contido na amostra ocorre numa célula ótica produzida a partir de sílica fundida (Suprasil). Numa primeira fase, o mercúrio é reduzido ao estado elementar através do cloreto de estanho (II) ou do NaBH4. Subsequentemente o mercúrio é removido da fase aquosa com um fluxo de ar e transportado para a célula ótica. Aqui a medição de absorção UV é conduzida com um comprimento de onda de 253,7 nm.

Esta técnica analítica designada "espetroscopia de absorção atómica (CVAAS)" demonstra uma extrema sensibilidade e seletividade. É fiável e está comprovada há muitos anos. Em contraste com o método ocasionalmente recomendado de fluorescência atómica, a técnica analítica utilizada pelo PA-2 é extremamente baixa em termos de interferências e não requer uma fase de fusão nem um gás nobre e dispendioso como transporte.

Conceção de Classificação Industrial

Para disponibilizar uma proteção ótima contra ambientes corrosivos, todas as peças do Analisador de Mercúrio PA-2 estão fechadas numa cabine de classificação industrial fabricada a partir de poliéster de fibra de vidro reforçada (classificação de proteção IP 66; NEMA 4X; etc.). O circuito eletrónico é blindado desde a secção química líquida por uma parede resistente a químicos.

Funcionamento Contínuo e com Intervalos

Mercury Instruments

À esquerda: PA-2 para a monitorização contínua de Hg na água de limpeza (central elétrica alimentada a carvão, Alemanha)

À direita: PA-2 a ler a concentração de Hg em efluentes (unidade de processamento de cloro e álcalis, Alemanha)

O analisador PA-2 é controlado por um computador integrado e funciona de forma completamente automática. O modo de medição contínua pode ser alterado para um modo de medição periódica (por exemplo 10 minutos de medição a cada hora).

Verificação de Cal. Automática: periodicamente o instrumento muda do fluxo de amostra para uma solução de calibração para verificar qualquer desvio do valor de referência. É gerado um sinal de estado se o valor medido estiver fora do intervalo.

Zero Automático: a linha zero do analisador é ajustada automaticamente após um período de tempo predefinido.

Limpeza automática: As precipitações como o dióxido de manganês são dissolvidas por uma fase de limpeza automática que torna a limpeza manual desnecessária.

Fácil de Operar

Mercury Instruments

Dados exibidos durante o modo de medição contínua

 

O PA-2 é operado através de um teclado de membrana à prova de água. Todas as entradas necessárias são selecionadas num menu completamente compreensível exibido no visor gráfico. É também possível iniciar algumas funções como o Zero Automático a partir de um computador externo através da interface RS 232.

Visualização e apresentação dos resultados de medições:
Os resultados da análise são exibidos de forma contínua num LCD em microgramas por litro e como unidades de absorção. Um sinal elétrico linear
(4 ... 20 mA) é também enviado e pode ser ligado a um gravador ou à entrada analógica de um sistema de aquisição de dados.

Na interface de série RS 232, estão disponíveis os seguintes dados: Estado da concentração de mercúrio atual (Pronto - Manutenção - Avaria)
Graças à sua interface bidirecional, as funções operacionais como "Ajuste Zero", "Verificação da Calibração" e "Início da Medição" podem ser acionadas externamente

Sistema de Auto Diagnóstico Automático

O PA-2 está equipado com sensores para detetar avarias do sistema e aciona um alarme para o operador. São verificadas e indicadas as seguintes funções/avarias:

  • Fluxo do reagente
  • Fluxo da amostra
  • Fluxo de ar de remoção
  • Derrame de líquidos
  • Lâmpada do fotómetro
  • Calibração

Estas funcionalidades permitem um funcionamento autónomo fiável. As avarias são reportadas ao utilizador através de um sinal de estado e de forma visual.

Operações Mínimas de Manutenção e Tempo Máximo de Serviço

O PA-2 não é apenas um analisador de laboratório simplesmente convertido para aplicações de processamento, também foi concebido para o funcionamento em condições industriais exigentes. O número de peças sujeitas a desgaste foi minimizado e foram escolhidos componentes particularmente resistentes para utilização em localizações críticas. Isso resultou em intervalos de manutenção alargados. A unidade de remoção é baseada num princípio sem aerossóis e a necessidade de limpeza da célula ótica e particularmente baixa.

Mercury Process Analyzer PA-2 / PA-2 Gold: Especificações Técnicas

Princípio de medição: Absorção UV
Comprimento de onda: 253,7 nm
Fonte de UV: Lâmpada de mercúrio de baixa pressão sem elétrodo
Método de estabilização: Método de feixe duplo (feixe de referência)
Célula ótica: Sílica fundida (Suprasil)
Aquecimento da célula ótica: aprox. 55°C
Intervalo de medição: PA-2:
0,1 ... 1 µg/l até 0...10 mg/l
PA-2 Gold:
0,01 ... 1 μg/l até 0,1 ... 10 μg/ll
Tempo de resposta
(99% sinal):

aprox. 1 minuto
Gás de transporte: Ar, aprox. 30 L/h, 1 bar
Bomba para líquidos: Bomba peristáltica multi-canal
Reagente de redução: Cloreto de estanho II ou em alternativa boroidreto de sódio
Consumo de reagente: aprox. 3 l / semana para cada reagente
Digestão de amostras: HCl ou H2SO4, KMnO4 ou H2O2 ou Reagente de Fenton ou Clorato de sódio (dependendo da composição da amostra)
Separação líquido-gás: Princípio livre de aerossóis
Dispositivo de entrada: Teclado de membrana à prova de água
Exibição das leituras: Visor LCD gráfico com retro-iluminação
Saída para concentração: 4...20 mA; RS 232 bidirecional
Saída para estado: Operacional - Assistência - Avaria, de acordo com as
recomendações da NAMUR 64
Estrutura: Poliéster reforçado de fibra de vidro, para utilização em ambientes corrosivos - Cabine de armazenamento de reagente produzida a partir de material plástico resistente a químicos
Classe de proteção: IP 66 (EN 60529/ NEMA 3; 3R; 4; 4X; 12; 13)
Fonte de alimentação: 230 V / 50 Hz (opção de 115 V / 60 Hz)
Consumo de energia: máx. 250 W
Consumo de ar: Ar do instrumento, aprox. 30 l / h,
1 - 6 bar (14 - 85 psi)
Dimensões: 775 x 612 x 329 mm (LxAxP)
Peso: aprox. 50 kg
Mercury Instruments Como fornecedor líder de equipamento de análise de alta precisão, esforçamo-nos por disponibilizar sempre soluções de qualidade superior. Os nossos produtos são fabricados de acordo com as normas de qualidade ISO 9001.

 

SM-4 mobile

Transferir a brochura: