Mercury Instruments Medição Online de mercúrio na soda cáustica concentrada (50%) com o PA-2 (esquerda), a amostra passa um sistema de diluição especialmente concebido (direita).
Localização: Unidade de processamento de cloro e álcalis.
O analisador de processamento de mercúrio PA-2 é utilizado para a monitorização contínua de concentrações de mercúrio em processos industriais. As aplicações incluem controlo de qualidade e de efluentes em unidades de processamento de cloro e álcalis, monitorização de água de depuração de incineradores de resíduos e centrais elétricas, controlo de esgotos industriais e unidades de purificação, controlo de qualidade de ácido sulfúrico, água potável. Versão especial também para soluções cáusticas concentradas (NaOH, KOH).
Para satisfazer os requisitos de diferentes precisões de medição e limites de deteção, o PA-2 pode ser equipado com diferentes fotómetros:
PA-2:
Intervalos de medição:
0,1 ... 1 µg/l até 0...10 mg/l
Fotómetro: VM-3000
página do produto
PA-2 Gold:
Intervalos de medição:
0,01 ... 1 μg/l até 0,1 ... 10 μg/l
Fotómetro: UT-3000
página do produto
O GoldTrap do UT-3000 permite detectar a existência de ultratraços de mercúrio (área ppt).
Na prática, as matrizes de amostra para análise de mercúrio mostram muitas vezes composições diferentes e variáveis. Dependendo do processo químico, as formas de mercúrio diferem: elementar, iónico, dissolvido como um sal, como composto orgânico ou como sulfureto insolúvel.
O PA-2 disponibiliza diversos procedimentos de pré-tratamento de amostras para permitir uma determinação precisa do mercúrio total em todas essas amostras, com os resultados do PA-2 a mostrarem muito boas correlações com as análises de laboratório padrão. É alcançada uma elevada flexibilidade pela estrutura modular do módulo de pré-tratamento de amostras. Isto permite que o utilizador escolha um dos métodos de digestão seguintes:
O módulo de aquecimento integrado permite decompor amostras a temperaturas elevadas. Também é possível aplicar um pré-processamento de amostras sem reagente através de uma decomposição UV. Os tempos de reação individuais podem ser adaptados ao problema de medição através da utilização de diferentes percursos de medição.
A deteção do mercúrio contido na amostra ocorre numa célula ótica produzida a partir de sílica fundida (Suprasil). Numa primeira fase, o mercúrio é reduzido ao estado elementar através do cloreto de estanho (II) ou do NaBH4. Subsequentemente o mercúrio é removido da fase aquosa com um fluxo de ar e transportado para a célula ótica. Aqui a medição de absorção UV é conduzida com um comprimento de onda de 253,7 nm.
Esta técnica analítica designada "espetroscopia de absorção atómica (CVAAS)" demonstra uma extrema sensibilidade e seletividade. É fiável e está comprovada há muitos anos. Em contraste com o método ocasionalmente recomendado de fluorescência atómica, a técnica analítica utilizada pelo PA-2 é extremamente baixa em termos de interferências e não requer uma fase de fusão nem um gás nobre e dispendioso como transporte.
Para disponibilizar uma proteção ótima contra ambientes corrosivos, todas as peças do Analisador de Mercúrio PA-2 estão fechadas numa cabine de classificação industrial fabricada a partir de poliéster de fibra de vidro reforçada (classificação de proteção IP 66; NEMA 4X; etc.).
O circuito eletrónico é blindado desde a secção química líquida por uma parede resistente a químicos.
O analisador PA-2 é controlado por um computador integrado e funciona de forma completamente automática. O modo de medição contínua pode ser alterado para um modo de medição periódica (por exemplo 10 minutos de medição a cada hora).
Verificação de Cal. Automática: periodicamente o instrumento muda do fluxo de amostra para uma solução de calibração para verificar qualquer desvio do valor de referência. É gerado um sinal de estado se o valor medido estiver fora do intervalo.
Zero Automático: a linha zero do analisador é ajustada automaticamente após um período de tempo predefinido.
Limpeza automática: As precipitações como o dióxido de manganês são dissolvidas por uma fase de limpeza automática que torna a limpeza manual desnecessária.
Para comunicar com o PA-2, o utilizador usa um teclado flexível impermeável para navegar nos menus.
Os seguintes dados podem ser emitidos através da interface de série RS 232/USB):
Graças à interface bidirecional, as funções como p. ex. "Zero Adjustment", "Calibration check" e "Start Measurement" podem ser ativadas externamente.
Display durante uma medição contínua
Os dados de medição são apresentados em tempo real num ecrã LCD e transferidos como sinal de corrente na saída analógica de 4-20 mA. Assim, os dados são transferidos para um sistema de controlo distribuído ou emitidos num gravador. Para transferir os dados para um computador, existe uma interface de série RS232 ou USB.
O PA-2 está equipado com sensores para detetar avarias do sistema e aciona um alarme para o operador. São verificadas e indicadas as seguintes funções/avarias:
Estas funcionalidades permitem um funcionamento autónomo fiável. As avarias são reportadas ao utilizador através de um sinal de estado e de forma visual.
O PA-2 não é apenas um analisador de laboratório simplesmente convertido para aplicações de processamento, também foi concebido para o funcionamento em condições industriais exigentes. O número de peças sujeitas a desgaste foi minimizado e foram escolhidos componentes particularmente resistentes para utilização em localizações críticas. Isso resultou em intervalos de manutenção alargados. A unidade de remoção é baseada num princípio sem aerossóis e a necessidade de limpeza da célula ótica e particularmente baixa.
Princípio de medição:
Absorção UV (CVAAS),
Comprimento de onda = 253,7 nm
Princípio de pré-concentração:
(somente PA-2 Gold)
Fusão na superfície dourada e subsequente, libertação por aquecimento rápido
(MI GoldTrap)
Fonte de UV:
Lâmpada de mercúrio de baixa pressão sem elétrodo (EDL)
Método de estabilização:
Método de feixe duplo (feixe de referência)
Célula ótica:
Sílica fundida (Suprasil),
aprox. 230 mm de comprimento,
aquecida, aprox. 55°
Intervalos de medição:
Tempo de resposta:
aprox. 1 minuto
Gás de transporte:
Ar, aprox. 30 L/h, 1 bar
Bomba para líquidos:
Bomba peristáltica multi-canal
Reagente de redução:
Cloreto de estanho II ou em alternativa boroidreto de sódio
Consumo de reagente:
aprox. 3 l / semana para cada reagente
Digestão de amostras:
HCl ou H2SO4, KMnO4 ou H2O2 ou Reagente de Fenton ou NaClO3 (dependendo da composição da amostra)
Separação líquido-gás:
Princípio livre de aerossóis
Dispositivo de entrada:
Teclado de membrana à prova de água
Exibição das leituras:
Visor LCD gráfico com retro-iluminação
Saída para concentração:
Saída para estado:
de acordo com as recomendações da NAMUR 64
Estrutura:
Poliéster reforçado de fibra de vidro, para utilização em ambientes corrosivos - Cabine de armazenamento de reagente produzida a partir de material plástico resistente a químicos
Classe de proteção:
IP 66 (EN 60529/ NEMA 3; 3R; 4; 4X; 12; 13)
Fonte de alimentação:
230 V / 50 Hz (opção de 115 V / 60 Hz)
Consumo de energia:
máx. 250 W
Consumo de ar:
Ar do instrumento, aprox. 30 l / h,
1 - 6 bar (14 - 85 psi)
Dimensões:
cerca de 62 x 78 x 33 cm (L x A x P)
Peso:
aprox. 50 kg
Como fornecedor líder de equipamento de análise de alta precisão, esforçamo-nos por disponibilizar sempre soluções de qualidade superior. Os nossos produtos são fabricados de acordo com as normas de qualidade ISO 9001.
